INÍCIO | FALE CONOSCO | TELEFONES DO GOVERNO | SERVIÇOS IDIOMA SOCIAL
Governo de Mato Grosso - Página Inicial














  Notícias

Jaciara sedia a próxima edição do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas

  

A região Sul do Estado recebe no mês de abril mais uma edição do Projeto Parceria Rural Agricultura. Desta vez, a ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) será realizada no município de Jaciara. A aula inaugural do curso acontece nesta quinta-feira (12.04), às 19h, no Anfiteatro Municipal da cidade, que está localizado na Rua Potiguaras s/n – Centro.

Durante 15 dias, os 120 participantes do curso terão aulas práticas e teóricas sobre o manuseio, armazenamento e a manutenção de equipamentos como colheitadeira de grãos e o trator agrícola. Todos os alunos vivenciarão a experiência de operar as máquinas, graças à parceria formada pelo Governo do Estado com a Case, a New Holland, a John Deere, a Basf, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e as prefeituras municipais.

Os instrutores do Projeto Parceria Rural Agricultura são fornecidos pelas empresas responsáveis pela fabricação dos equipamentos, isso garante que os alunos aprendam a operar os equipamentos de ponta, feitos com a mais alta tecnologia agrícola. O curso ensina também sobre saúde e segurança no trabalho para aplicação de insumos agrícolas, noções de ética, cidadania e relacionamento interpessoal.

Além disso, para os 30 participantes que mais se destacarem na capacitação será ofertado um módulo especial sobre uso do GPS na produção agrícola. Em Jaciara, as aulas teóricas do curso serão ministradas na sede do Sindicato Rural do município (Rua Jururê n° 1027 – Centro). Já as aulas práticas irão acontecer no pátio do Grupo Martelli (Rua Irerê, n° 159 – bairro Vila Planalto).

“O Projeto Parceria Rural Agricultura representa muito mais que um curso: é uma proposta de mudança de vida, quebra de paradigmas e uma grande oportunidade de transformação social. Já presenciamos inúmeros casos de pessoas que participaram do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas e conseguiram condições de superação econômica e social para suas famílias”, disse a coordenadora do Projeto Parceria Rural Agricultura, Maria Antônia Castro Borges.

CASOS DE SUCESSO

A primeira edição do curso de Operador de Máquinas Agrícolas deste ano aconteceu no mês de março, na cidade de Matupá. O sucesso da qualificação atraiu pessoas de todos os municípios vizinhos para região. Todos em busca de novas formas de inclusão no mundo do trabalho.

Maria Pereira Rodrigues, por exemplo, deixou o posto de empregada doméstica para participar da capacitação. “O curso foi uma grande oportunidade em minha vida e mostrou que a mulher também tem plenas condições de trabalhar na área agrícola”, afirmou Maria.

Para Júlio de Souza Guimarães, de 29 anos, o curso representou a chance de conseguir um trabalho com carteira assinada. “Sou vendedor de picolé e com isso sustento minha família, por isso, não pensei duas vezes em fazer o curso e alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho”, salientou Júlio.



Fonte: FABYOLA COUTINHO-Assessoria/Setas-MT

Imprimir







 Servidor  Governo  Aquisições  Sistemas
Abono de Permanência
Cédula C até 2007
Código de Ética
Contribuição Sindical
Holerite até Abril/2008
Holerite SEAP
Legislação de Pessoal
Pericia Médica
Regras para Aposentadoria
Regras para Pensão por Morte

Certidão de Vínculo Funcional
Concursos
Consulta Agenda Aposentadoria
Consulta Processos
Gestão Patrimonial
Legislação
Manuais Técnicos
Nomeações
Requerimentos de Protocolo
Webmail Digoreste EG
Webmail Digoreste IOMAT
Webmail Digoreste SAD

Atas de Registro de Preço
Calendário de Pregões
Portal de Aquisições

Aposentadoria em 15 Minutos
Gestão de Contratos
Gestão de Passagem Aérea
Gestão de Viagens
SEAP
SIGPAT
Sistema de Protocolo

 
Secretaria de Estado de Administração
Centro Político Administrativo - Complexo Paiaguás Bloco III
Cuiabá - MT  CEP 78.050.906
Melhor visualizado em resolução de vídeo 1024x768px ou superior.
Todos os direitos reservados © 2011-2014.